segunda-feira, 20 de novembro de 2017

CULINÁRIA PEDAGÓGICA: Transformando dificuldades de aprendizagem em doces receitas

                                                                                 

 Desde muito cedo descobri com minha avó, com minha mãe e minhas irmãs as delícias da cozinha.
Passava as tardes com vovó  Aurora e lembro dos cheirinhos dos lanches sempre elaborados, mesmo que fosse só para nós duas: rabanadas, bolo de rolo, bolo de laranja, suspiro, pão de minuto. Coisas de vó!!! Memórias afetivas e sensoriais que nunca se apagam, que curam dores, saudades, angústias, ansiedades , e que constroem as pessoas que vamos nos tornando.
Ao iniciar meu trabalho com crianças com autismo me deparei com um dos aspectos que envolvem o transtorno e que torna mais difícil a interação com alguns deles: descobria algum interesse que pudesse servir de "ponte" para a nossa comunicação.
Lembrei do prazer que os cheiros, gostos, sons e texturas de uma cozinha proporcionam a qualquer pessoa e que, invariavelmente poderia dar certo também com eles também. E deu!!!!
Me lembro como se fosse hoje dos olhos de Carolina se iluminando e de seu sorriso brotando quando saiu do microondas um simplérrimo bolinho de caneca, que foi provado, e servido com muita euforia e emoção.
Daí em diante, foram pizzas, pães de queijo, pipoca, cupcakes, saladas de frutas, tapiocas, bolos , panquecas e tudo mais que continuo cada dia a inventar e adaptar para um período de atendimento de 50 minutos e que podem ser feitos em aparelhos elétricos, sem uso do fogão. Atualmente, por conta da dieta restrita de alguns deles sem consumo de glúten, lactose e caseína, tenho me dedicado a aprender receitas mais naturais e me empenhado no campo da nutrição para tornar até mesmo receitas sem açúcar em apuradíssimas delícias para o paladar e para a emoção.
Cada receita serve para trabalhar neles competências e habilidades que precisem ser estimuladas tais como: coordenação motora 
( mexer, descascar, amassar, abrir latas, abrir garrafas, enrolar biscoitos, confeitar, cortar,  escrever , lavar a louça,etc), atenção e concentração ( ler a receita, separar os ingredientes, observar as medidas das receitas, observar o tempo de cozimento, etc), quantidade , raciocínio lógico, leitura e escrita habilidades sociais ao servir as receitas prontas, entre outros... os objetivos e hipóteses de utilização desta metodologia que integra o lúdico, o pedagógico e o terapêutico são infinitas.
Já ouvi expressões do tipo: -Estou emocionado para comer esse bolo!! - Você está feliz? Eu estou feliz! - Cozinheiros se sujam mesmo, não tem problema!!! E atrás de cada expressão dessas a concepção de que através deste simples prazer estou contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento de cada um deles.
Muito além de trabalhar as questões ligadas as dificuldades de aprendizagem estamos trabalhando juntos o que Françoise Dolto   , psicanalista que dedicou-se ao cuidado e observação de crianças pregava: AO INVÉS DE ENSINAR ALGUMA COISA A ALGUÉM, APRENDA COM ELA,as crianças, assim como as pessoas com deficiência são esponjas vivas de tudo que está ao seu redor, só cabe a nós ,aprender como ajudá-las e no fim , seremos nós mesmos  os mais beneficiados.

3 comentários:

  1. Relato espetacular!
    Me fez voltar no tempo e sentir o cheirinho das gostosuras da vovó! Quanto às crianças, ah... se cada pessoa soubesse o quanto atenção e estímulo são importantes... se tivessem um olhar mais paciente e observador... enfim, a riqueza do que a criança nos ensina é extremamente gratificante!
    Parabéns pelas suas!!!

    ResponderExcluir
  2. Daniela, inspirador relato aliado a aprendizagem com significado. Muito bom ter você como uma das coautoras do livro Coaching Familiar que será publicado pela Literare Books International com lançamento oara 2018.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho maravilhoso! Meu filho tem 23 anos e ama.Dani,obrigada pelo seu relato e imenso carinho com todos.

    ResponderExcluir