segunda-feira, 13 de março de 2017

Mais um experiência inclusiva

A ideia de criar este blog me foi sugerida e incentivada por várias pessoas, por diversos motivos.
Uns ,eram apreciadores da minha forma de escrever, outros ,estavam ávidos por compartilhar minhas experiências com a educação, principalmente a educação especial, porém o que fez essa ideia decolar mesmo foi o incentivo de uma pessoa que nem mesmo conheço pessoalmente, mas isso é história para outro texto.
Comecei bem despretensiosamente, me deixando levar pela intuição.
Pensei em fazer algo técnico , mas quem me conhece sabe que não consigo fazer nada sem emoção, e daí, surgiu o primeiro texto QUEM SOU EU? DE ONDE VENHO? PARA ONDE VOU?
A intenção de falar de educação permanece  mas , misteriosamente, guiada por sentimentos ligados a cada fato narrado , foi surgindo um blog recheado de experiências , conhecimento e muita emoção.
Depois do último texto, SUPERAÇÃO, falando da trajetória inclusiva do querido Otávio Nogueira e que teve 1784 visualizações , fiquei extremamente feliz em estar podendo atingir tantas pessoas e repartir com elas doces momentos que acrescentam de alguma forma em suas vidas.
Porém, e depois?
O que escrever depois?
Nunca planejo. No dia que me inspiro , sento e escrevo, quase que como recebendo palavra a palavra na minha cabeça.
Hoje, domingo de manhã, sentei para tomar café, contemplando o lugar que moro e agradecendo por mais um dia e me lembrei de mais uma pessoa que foi muito especial na minha caminhada.
Convido você leitor ,a conhece-la e admirá-la junto comigo.
Em meados de 2008 ,o NAPES , Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado do qual fiz parte, foi convidado a acompanhar um novo aluno que foi matriculado no 1º ano do ensino médio.
Era o primeiro aluno autista matriculado no Ensino Médio desta escola estadual.
Ele era muito peculiar e  envolvente... logo conquistou a equipe do NAPES com sua inteligência, perspicácia e absurda capacidade de raciocínio matemático e memória prodigiosa para alguns fatos  .
Mas os seus colegas de ensino médio não estavam acostumados a uma pessoa tão diferente, que misturava perspicácia com inocência, e aconteceram de início ,atitudes muito inadequadas em relação a ele por falta de conhecimento a respeito da sua personalidade, essas atitudes não se resumiram aos colegas, também para os professores tudo era novo.
Seu nome: PEDRO JOSE.
Não gostava de relógios no braço esquerdo, coisas redondas, atrasos então, nem pensar!!!
Diante dessa nova experiência, aproveitamos a inclusão do Pedro para realizar um mega trabalho sobre Bulling com todos os alunos da escola, sem que os mesmos percebessem que estávamos tendo como personagem principal Pedro.
Contamos com a colaboração brilhante do LAPEADE da UNIRIO coordenado pela nossa maravilhosa amiga de caminhada inclusiva , professora Mônica Pereira dos Santos , e no dia marcado, toda a escola parou para discutir em grupo temas sobre preconceito, violência psicológica  e outros. Aos poucos todos foram se encaixando em determinadas situações apresentadas, até que uma menina falou: Para tudo!!! A gente tem feito isso com o menino novo!!!
A partir de então , foi esclarecido para todos , as características do autismo, as adaptações e manejos para o convívio com os mesmos e o mais importante, já havia sido despertado o senso de solidariedade do qual Pedro tanto precisava e dai em diante deslanchamos...
Ao final do terceiro ano Pedro sentia-se em casa na escola. 
Professores difíceis (as vezes mais difíceis do que ele), aprenderam a adaptar-se e a adaptar seus conteúdos e avaliações para ele.
Os colegas, tornaram-se realmente seus amigos, ele finalmente encontrava-se muito feliz!!!
Nunca perdi contato com Pedro e sua família, pois a amizade extrapolou o profissionalismo e anos depois Pedro foi fazer um experiência de trabalho comigo na Orientação Educacional da mesma escola, como "auxiliar da coordenação"", como ele se auto intitulou. Ao final de um ano , achou que já tinha estado tempo suficiente me ajudando e resolveu que o que queria mesmo era trabalhar na Rede Globo. Como não pude concorrer com a Rede Globo , ele se foi, mas sempre me mantenho por perto dele, vibrando com suas conquistas  que também são minhas,e acompanhando o seu desenvolvimento.
Pedro é mais um exemplo de superação e possibilidades que compartilho com vocês, . Exemplo e inspiração para pais, educadores e profissionais.
Mérito de dona Rosalina e sr. Pedro, pais dedicados , amorosos e incansáveis ,a quem eu deixo aqui toda minha admiração e afeto!!!!!


6 comentários:

  1. Lindo texto. ..linda história. .. Conheci Pedro ainda no segundo seguimento. .. Menino especial que mãos habilidosas e corações solidários como o seu, ajudaram a lapidar, assim como foi com o meu diamante Otávio. .. Somente pessoas especiais como você são capazes de enxergar nossas lindas raridades... Beijos querida

    ResponderExcluir
  2. Daniela Marques uma professora com formação potencializada que vem beneficiando os estudantes, as famílias e as instituições com a qualidade social do seu trabalho. Daniela, desejo cada vez maisGRAÇAS para a nossa parceria acolhida pelo Universo desde a implantação e implementação do NAPES - Núcleo de Apoio Especializado em Belford Roxo/RJ. Brevemente será lançado um livro (será uma Coautora), onde todos poderemos melhor conhecer o seu capital intelectual na prática. maisGRAÇAS sempre!!! E que possamos ampliar a parceria para a realização de muitas palestras que beneficiem professores, pais e instituições que desejam um melhor relacionamento com os estudantes! Carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Graça, obrigada por ser um espelho para mim nesta caminhada....

      Excluir
  3. Vai continuando a contar as suas histórias de sucesso. Sugiro um livro delas é arrisco o título de "Tia Daniela em aventuras especiais-Com amor e dedicação não tem erro". Sucesso! ��

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir