quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Muito prazer, sou a Dona Aprendizagem !!!!

Aprender é uma das atividades que está na rotina dos seres humanos. 
Durante nosso desenvolvimento aprendemos a reconhecer rostos familiares, andar e falar. Começamos a estudar e passamos a escrever e calcular. Mesmo depois da infância continuamos adquirindo conhecimento. Mas como funciona este processo tão natural ao ser humano, mas ao mesmo tempo tão nebuloso? 
Para  Freinet, criança era considerada o centro da educação pois a educação não começa na idade da razão, mas sim desde que a criança nasce.
Para Dewey, a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. 
Para Paulo Freirenão existia uma educação neutra: segundo a sua visão, toda a educação é, em si, política.
Para Kant, a educação prática era equivalente à educação moral.
Para Piaget, a aprendizagem está vinculada aos estágios de desenvolvimento do ser humano.
Para Montessori ( minha preferida 😊😊😊), o objetivo a educação deveria partir da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Todos eles criaram métodos que  destinavam-se a ser um caminho para o alcance da aprendizagem , porém hoje em dia , com o surgimento da neurociência podemos entender de forma minuciosa como se dá o processo de aprendizagem. 
De acordo com a Neurociência, o aprendizado acontece em quatro estágios: primeiro temos uma experiência concreta, depois desenvolvemos uma observação reflexiva e conexões, criamos hipóteses abstratas e, finalmente, testamos ativamente estas hipóteses até obter uma nova experiência concreta. Em outras palavras, obtemos uma informação e damos algum significado para ela, depois criamos novas ideias a partir deste significado e as colocamos em prática. Durante este processo são utilizadas diversas áreas diferentes do córtex cerebral, cada uma apresentando uma finalidade única. Por isso, quando passamos pelos quatro estágios, ampliamos ou geramos uma nova conexão cerebral e essa é a maneira natural de aprender.

O aprendizado é uma conexão física que acontece no cérebro, assim como o significado. Por isso precisamos de exemplos, de associações com o que já temos conhecimento. Quando a nova informação faz referência a objetos ou eventos já conhecidos, o cérebro reforça essas sinapses e dá um significado. 
Conheci diversas crianças que apresentavam atraso ou mesmo prejuízos sérios cognitivos que eram advindos da falta de estímulos no processo de desenvolvimento e  aprendizagem.
Quer saber mais sobre a Dona Aprendizagem?
Amanhã conversamos mais um pouco!!!!
Abraços, acolhedores e inclusivos para vocês!!!!
Daniela Marques 


                       

                 



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