Olá amigos, no texto anterior eu prometi falar e dar exemplo sobre as funções cognitivas, porém o objetivo dos textos do blog são ,além de informar e atualizar , passar para vocês leitores emoções que possam ser compartilhadas ... Não tenho roteiros pré estabelecidos e meu compromisso é com a informação e aprendizagem sem tirar o prazer de quem estar lendo e tornar a coisa enfadonha...
Hoje ao sentar para escrever, tinha acabado de fazer o mural de boas vindas da escola de ensino fundamental. Trabalho como Orientadora Educacional em duas escolas, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, que sortuda né? Quanta variedade de personagens de diferentes idades, e aspectos sociais passam pelo meu caminho todos os dias... Adoro!!!! Adoro crianças, adoro adolescentes!!! ( E adoro bichos, mas isso é papo para outro texto rss...)
No universo de cada um deles, me envolvo nos mistérios que influenciam, para o bem e para o mal, seus comportamentos, sentimentos e consequentemente a sua aprendizagem, não apenas a pedagógica ,mas seu modo de ver a vida e de se relacionar com ela.
Quem é o Orientador Educacional? Quem é essa tia que ajuda a gente, chama nossos pais quando é preciso e enxuga nossas lágrimas quando não queremos entrar ou queremos ir logo embora?
Quem é essa professora que escuta os conflitos adolescentes, tira nossas dúvidas, faz testes e nos leva para conhecer lugares legais, e também passa o maior sabão quando a gente vacila???
Sou eu, Dani!
Quer dizer, esse é um dos meus papéis, um papel de uma responsabilidade tremenda, que esbarra em aspectos familiares, escolares, sentimentais e até mesmo religiosos.
Comecei bem devagar nesse meu papel, isso para não dizer o contrário.
Encarei logo uma escola de ensino médio com 3.000 alunos , em três turnos e 72 turmas, e euzinha , a única Orientadora Educacional da Escola. Loucura!????? Total!!!
Eles me absorveram de tal modo com suas problemáticas e com seu amor e energia de quem está começando a enfrentar o mundo, que certos dias eu chegava em casa e dormia de roupa...
Escutei desabafos, dei broncas homéricas, fui causa da desistência de suicídios, ajudei quem não conseguia aprender da maneira formal, briguei com todo mundo para defende-los,contei aos pais sobre gravidez precoce, segurei vários cigarros de maconha pegos no flagrante e que acabam em mim, pois na verdade eu era uma resolvedora de problemas. Tinha problema: manda pra Tia Dani!!! Não sabia o que fazer: Manda pra tia Dani!!!
Isso me custou reflexões muito sérias sobre a vida, o mundo e a sociedade, onde eu via meus jovens sempre tão cheios de problemas com tão poucas oportunidades , e outros jovens tão sem problemas e cheios de oportunidades. Onde começava o direito de um e terminava o dos outros???
Muitas vezes fiquei tão angustiada de COMPRAR o problema deles e não ter como resolver, que adoecia..
Mas também participei e organizei com eles , festas maneiríssimas, formaturas espetaculares,passeamos por lugares tão inesquecíveis e marcantes que estaremos sempre nas lembranças uns dos outros.
As tardes na sala de Orientação eram indescritíveis , a rotatividade de vida, de risos, de alegria, me abasteciam para o lado difícil da jornada.
Oh saudade!!! Naiara, Glauber, Analice,Letícia, Greiciane... hoje, eu acompanho o caminha de cada um com orgulho de ter feito parte desse pedacinho da vida deles.
Ser um Orientador Educacional, vai além de auxiliar no teste vocacional, na escolha da profissão, na celebração da formatura, na orientação sexual.
Perpassamos por vidas, e influenciamos nelas muito mais do que podemos imaginar...
Desculpem o saudosismo ,mas o mural de boas vindas me fez voltar no tempo e refletir o quão privilegiada sou ...
Agora peço licença tem gente de seis, sete , oito e nove anos me esperando ....
Esses, serão os adolescentes de amanhã e tomara que encontrem várias Tias Dani ( sem falsa modéstia) no caminho deles.
Beijos e Abraços, acolhedores e inclusivos
Daniela Marques
Esse post me me fez refletir sobre a importância de um Orientador Educacional na vida dos jovens. É muito mais do que uma conversa, do que um conselho, ajuda ou puxão de orelha, é formação de caráter. Todas as brigas, todos eventos organizados, festas, reuniões, amizades, indecisões e problemas, toda essa convivência nos ajuda a formar um caráter único que vamos levar pro resto da vida. É engraçado olhar para o passado e enxergar com os olhos do futuro, a gente amadurece e percebe que faria tudo diferente, é uma sensação nostálgica e mt boa. Obrigado Tia Dani, você teve um papel muito importante na vida de muitos jovens e na minha também. "Tia Dany eu to triste, tia dany o professor X ta desrespeitando as alunas, tia dani temos um pepino do Gremio pra resolver, tia dani acabou a verba... ..."
ResponderExcluirObrigado por ser essa pessoal maravilhosa em nossas vidas Eterna Tia Dani <3
Parabéns tia Dani!
ResponderExcluirSó o amor é capaz de construir, e você sempre transformando a vida das pessoas para melhor. Minha eterna admiração e gratidão. Sou sua fã de carteirinha...😍😘
ResponderExcluirFeliz por ter sido testemunha desse maravilhoso trabalho e agradecida por ter aprendido tanto com vc !
ResponderExcluirBeijos
Prof Marise Burlamaqui